Gato envenenado: o que fazer?

Gatos envenenado geralmente é resultado das aventuras por aí, eles acabam se enfiando em todos os cantos, andam pela vizinhança e, muitas vezes, demoram a voltar para casa.
Podemos achar saudável deixar os felinos livres para andar onde quiserem, mas não é bem por aí. Nessas andanças, os gatos podem comer, lamber, cheirar ou simplesmente tocar em algo tóxico, capaz de desencadear um envenenamento.
Caso seu gato esteja livre para sair quando e para onde quiser, busque soluções para mantê-lo em casa. Crie ambientes bem confortáveis e receptivos, dentro de casa os gatos estão mais seguros e perto do seu melhor amigo, você!
Porém a intoxicação em gatos pode ocorrer até mesmo dentro da segurança de sua casa. Trouxemos algumas informações para alertar os tutores dos riscos e preparamos dicas de prevenção.
Como identificar um gato envenenado?
Os sintomas de envenenamento em gatos são bem variados, e vão depender da substância ingerida e do grau de intoxicação. Porém existem alguns sinais comuns que ajudam, e muito, na hora de identificar o quadro.
Ao ver o gato vomitando, note se há debilitação ou expressão de total desânimo. Confirmar esses indícios pode significar que o gato está envenenado ou que ele tenha um outro problema digestivo mais simples. De qualquer forma, busque uma orientação veterinária.
Outro indício é gato com diarreia, principalmente se houver sangue nas fezes. Mas não tire conclusões precipitadas, a diarreia pode apresentar um quadro de problema intestinal, que, nas devidas proporções, é bem menos sério que uma intoxicação.
Outros sintomas de gato envenenado:
- Gato babando e/ou espumando;
- Tosses e espirros;
- Dificuldade para respirar;
- Convulsões;
- Pupilas dilatadas;
- Espasmos musculares;
- Falta de coordenação motora.
Em casos avançados de envenenamento, o gato pode perder a consciência.
Intoxicação em gatos: o que fazer?
Lave superficialmente a boca e as patas do animal e o mantenha em um lugar arejado. Procure o alimento, produto ou planta que causou o envenenamento para levar junto dele ao veterinário, assim, o profissional poderá identificar o problema e indicar qual o melhor procedimento para solucioná-lo.
Em casos de intoxicação de gato por meio de produtos químicos ou medicamentos, também separe a embalagem e encaminhe ao médico-veterinário.
Não medique sem prescrição médica. Siga apenas os procedimentos orientados por um profissional, só ele poderá dizer como desintoxicar um gato corretamente.
Causas da intoxicação em gatos
É leviano dizer que o perigo está fora de casa quando é dentro de nosso próprio lar que encontramos diversas armadilhas para a saúde do gato. Não há motivo para pânico ou nada do tipo, apenas leia as dicas a seguir e faça pequenas mudanças.
- Alimentos - Gatos precisam apenas de alimentos para gatos. É necessário entender que o organismo deles funciona de forma diferente e que não devem ingerir nossos alimentos.. A cebola é um dos alimentos mais nocivos à saúde dos felinos, mas não acaba por aí, doces, embutidos, alimentos industrializados e gordurosos não são indicados, sendo os maiores responsáveis por casos de gato vomitando.
- Remédios - Medique os gatos apenas com remédios indicados a eles. A medicação incorreta está entre os principais casos de envenenamento. Inúmeras soluções, como o paracetamol e o diclofenaco, são extremamente perigosas.
- Plantas - Plantas tóxicas para animais é o que mais encontramos em quintais e jardins, para vocês terem uma noção disso, vamos listar abaixo plantas tóxicas para gatos.
Plantas tóxicas para animais:
- Antúrio;
- Azaleia;
- Babosa;
- Begônia;
- Bico-de-papagaio;
- Comigo-ninguém-pode;
- Copo-de-leite;
- Coroa-de-cristo;
- Costela-de-adão;
- Dama-da-noite;
- Espada-de-são-jorge;
- Espirradeira;
- Hibisco;
- Hortênsia;
- Jiboia;
- Samambaia;
- Tulipa.
Como evitar que o felino seja intoxicado?
Não conte com a sorte, principalmente se tratando da saúde do seu pet. Para nós, tutores, a pior cena é olhar seu gato vomitando ou demonstrando qualquer atitude suspeita de que algo de errado está acontecendo.
Se informe muito sobre os barulhos que os gatos fazem, seus comportamentos e como identificar os sintomas de envenenamento. Você já obteve aqui as principais informações sobre envenenamento e até como desintoxicar gato, mas para não passar por uma situação péssima como as descritas ao longo do nosso artigo, vamos dar dicas extremamente fáceis e úteis para evitar a intoxicação.
- Guarde produtos de limpeza e venenos bem longe do alcance do seu pet.
- Vai fazer dedetização em casa? Retire o animal da residência e só volte com ele quando tiver 100% de certeza de que não há mais nenhuma substância química no local.
- Evite que gatos possam lamber ruas, calçadas e portões. Não podemos saber qual tipo de produto passou por ali.
- Evite que seu felino saia de casa. Gatos são caçadores e, mesmo bem alimentados, podem comer algo envenenado.
- Cuidado com as plantas que cultiva em casa. A lista acima já deu o alerta de quais são tóxicas, mas, na dúvida, consulte um médico-veterinário.
Nós, amantes de gatos, temos sempre a mesma preocupação: cuidar da melhor forma possível dos nossos pets. Coloque todas nossas dicas e orientações em prática, crie um ambiente divertido e, claro, conte com um petisco DogLicious para tornar toda diversão mais completa.
Petisco para gatos
Animais especiais merecem saborear delícias especiais. A linha de petiscos para gatos CatLicious é produzida e pensada exclusivamente no paladar do seu bichano. Não queremos nenhum gato envenenado, queremos bem alimentados!
Brincar e comer vai deixar seu gatinho tão feliz!
A dica da vez é CatLicious Sticks Beef, um agrado especial e incrivelmente saboroso, produzido a partir de ingredientes selecionados para manter seu peludo sempre lindo e cheio de energia.