Gato engasgado com bola de pelo

Já viu seu gato engasgado com bola de pelo ou com alguma outra coisa? Trata-se de uma cena bem comum, mas pode ser um problema quando a secreção não é eliminada. Os gatos são animais muito limpinhos, eles se preocupam com a própria higiene e tomam longos banhos, usando a própria língua para a limpeza dos pelos.
É uma cena muito fofa de se ver, pois eles fazem posições dignas de um mestre de yoga para se limpar. Mas essa característica do felino também pode levar a um problema: a formação de bola de pelos.
Quando o gato se lambe, vários pelinhos ficam grudados na língua e acabam sendo ingeridos. E se eles não são digeridos, os fios se acumulam no sistema digestivo do peludo, formando pequenas bolas.
O que é bola de pelo do gato?
As bolas de pelo são o resultado da mistura de pelo, saliva, suco gástrico e resíduos. Elas causam incômodo no gato, fazendo com que ele as vomite. No caso dos gatos com pelo longo ou em estações de troca de pelo, é esperado que eles eliminem até uma bola de pelo por semana.
O que fazer quando o gato vomita bola de pelo?
Se o seu gato vomitar bolas de pelo, mantenha a calma. Elas não são anormais, apenas causam incômodo no gato, que deve expeli-las. É importante prevenir para que a formação de bola de pelo não chegue num estado crítico. Escove sempre o seu gato e estimule a hidratação.
Quando um gato engasga muito, inicialmente pode parecer bolas de pelo, mas, na verdade, ele pode estar desenvolvendo problemas nas vias respiratórias ou até mesmo bronquite. O diagnóstico diferencial irá auxiliar bastante na busca do melhor tratamento.
Gato expelindo bola de pelos
Apesar das bolas de pelos em gatos causarem um certo incômodo, são bem comuns e os peludos precisam colocá-las para fora.
Por isso é bem normal ver um gato vomitando essas secreções de vez em quando. O problema surge quando ele não consegue eliminar as bolinhas. Nesse caso, é preciso ficar de olho em alguns sinais, que indicam que elas ainda estão no organismo:
- Prisão de ventre
- Diarreia
- Falta de apetite
- Vômitos frequentes
- Ânsia
- Sinais de cansaço
Gato engasgado com bola de pelo: como evitar
Para evitar que as bolas de pelo prejudiquem a saúde do seu gatinho, é importante realizar alguns cuidados básicos:
- Escovação: escovar os pelos do gato é uma tarefa que sempre deve ser feita, ainda mais na época de queda. Assim, você evita o acúmulo de pelos mortos. O ideal é passar a escovinha contra os pelos e depois no outro sentido. Seu pet pode até reclamar no começo, mas depois ele vai te agradecer!
- Água: deixe sempre água limpa e fresca à disposição do seu gato, pois ela ajuda no funcionamento do intestino e evita a formação de bolas de pelos.
- Manter o ambiente limpo: manter a casa limpa irá garantir que o seu gato não coma coisas estranhas e pequenas espalhadas pelo chão, que podem prejudicar a situação.
- Brincadeiras com o gato: um gato ativo e saudável tem uma saúde física e mental melhor, portanto faça brincadeiras com brinquedinhos interativos, pois além de melhorar o bem-estar, é diversão garantida!
Gato com tosse
Se você ver o seu gato tossindo, certamente é porque ele está tentando eliminar secreções ou algum corpo estranho. A tosse em gatos não é uma doença e sim um sinal de que algo não está legal. Veja o que pode ser:
- Resfriado ou gripe: geralmente, o gato gripado fica rouco e com o focinho escorrendo. Em casos mais graves, pode apresentar febre.
- Alergias: gato espirrando, se coçando e tossindo pode ser sinal de alergia. Pois é, os peludos também podem sofrer com esse problema. As alergias geralmente são provocadas por poeira, pó, fumaça, pólen e até mesmo produtos de limpeza. Se você perceber que o seu gato apresenta esses sintomas, leve-o ao veterinário, pois a causa pode evoluir para asma e não queremos ver nossos peludos doentinhos, né?
- Corpos estranhos: algum corpo estranho pode estar incomodando o seu gato, podendo causar até vômitos. Nesse caso, é importante levar o seu pet ao médico-veterinário.
Como eliminar bola de pelo do gato?
As bolas de pelo em gatos não são anormais, mas isso não significa que você não pode ajudar a evitar a formação delas.
- Tenha o hábito de escovar o seu gato desde filhote. A escovação ajuda na remoção dos pelos mortos.
- Leve seu gato regularmente ao veterinário. Principalmente se ele vomitar bolas de pelo com frequência.
- Mantenha água sempre à disposição do gato e forneça uma alimentação de qualidade, com ingredientes que auxiliam na eliminação das bolas de pelo.
Petisco de gato ajuda a eliminar bola de pelo?
Quando falamos em petiscos para gatos, dificilmente associamos à saúde e ao bem-estar, mas, na verdade, eles também podem ajudar na eliminação de bolas de pelos de uma maneira deliciosa.
CatLicious Hairball é o petisco perfeito para auxiliar na eliminação de bolas de pelos. Trata-se de um petisco crocante por fora e macio por dentro, que leva em sua composição óleo mineral, auxiliando na evacuação dos pelos ingeridos pelos gatos.
Comentários - Gato engasgado com bola de pelo
Dagmar Kotulla Mentzing
Tenho 19 gatos e quase não vejo vômito com pelos . Isto é normal? Meus gatos já estão comigo há muitos anos. São todos indoor. Me interessei pelo seu produto