Ínicio > Blog > Gato engasgado com bola de pelo
CATEGORIAS

Gato engasgado com bola de pelo

Gato engasgado com bola de pelo Catlicious

Já viu seu gato engasgado com bola de pelo ou com alguma outra coisa? Trata-se de uma cena bem comum, mas pode ser um problema quando a secreção não é eliminada. Os gatos são animais muito limpinhos, eles se preocupam com a própria higiene e tomam longos banhos, usando a própria língua para a limpeza dos pelos.

É uma cena muito fofa de se ver, pois eles fazem posições dignas de um mestre de yoga para se limpar. Mas essa característica do felino também pode levar a um problema: a formação de bola de pelos.

Quando o gato se lambe, vários pelinhos ficam grudados na língua e acabam sendo ingeridos. E se eles não são digeridos, os fios se acumulam no sistema digestivo do peludo, formando pequenas bolas.

O que é bola de pelo do gato?

As bolas de pelo são o resultado da mistura de pelo, saliva, suco gástrico e resíduos. Elas causam incômodo no gato, fazendo com que ele as vomite. No caso dos gatos com pelo longo ou em estações de troca de pelo, é esperado que eles eliminem até uma bola de pelo por semana.

O que fazer quando o gato vomita bola de pelo?

Se o seu gato vomitar bolas de pelo, mantenha a calma. Elas não são anormais, apenas causam incômodo no gato, que deve expeli-las. É importante prevenir para que a formação de bola de pelo não chegue num estado crítico. Escove sempre o seu gato e estimule a hidratação.  

Quando um gato engasga muito, inicialmente pode parecer bolas de pelo, mas, na verdade, ele pode estar desenvolvendo problemas nas vias respiratórias ou até mesmo bronquite. O diagnóstico diferencial irá auxiliar bastante na busca do melhor tratamento.

Gato expelindo bola de pelos

Apesar das bolas de pelos em gatos causarem um certo incômodo, são bem comuns e os peludos precisam colocá-las para fora.

Por isso é bem normal ver um gato vomitando essas secreções de vez em quando. O problema surge quando ele não consegue eliminar as bolinhas. Nesse caso, é preciso ficar de olho em alguns sinais, que indicam que elas ainda estão no organismo:

  • Prisão de ventre
  • Diarreia
  • Falta de apetite
  • Vômitos frequentes
  • Ânsia
  • Sinais de cansaço

Gato engasgado com bola de pelo: como evitar

Para evitar que as bolas de pelo prejudiquem a saúde do seu gatinho, é importante realizar alguns cuidados básicos:

  • Escovação: escovar os pelos do gato é uma tarefa que sempre deve ser feita, ainda mais na época de queda. Assim, você evita o acúmulo de pelos mortos. O ideal é passar a escovinha contra os pelos e depois no outro sentido. Seu pet pode até reclamar no começo, mas depois ele vai te agradecer!
  • Água: deixe sempre água limpa e fresca à disposição do seu gato, pois ela ajuda no funcionamento do intestino e evita a formação de bolas de pelos.
  • Manter o ambiente limpo: manter a casa limpa irá garantir que o seu gato não coma coisas estranhas e pequenas espalhadas pelo chão, que podem prejudicar a situação.
  • Brincadeiras com o gato: um gato ativo e saudável tem uma saúde física e mental melhor, portanto faça brincadeiras com brinquedinhos interativos, pois além de melhorar o bem-estar, é diversão garantida!

Gato com tosse

Se você ver o seu gato tossindo, certamente é porque ele está tentando eliminar secreções ou algum corpo estranho. A tosse em gatos não é uma doença e sim um sinal de que algo não está legal. Veja o que pode ser:

  • Resfriado ou gripe: geralmente, o gato gripado fica rouco e com o focinho escorrendo. Em casos mais graves, pode apresentar febre.
  • Alergias: gato espirrando, se coçando e tossindo pode ser sinal de alergia. Pois é, os peludos também podem sofrer com esse problema. As alergias geralmente são provocadas por poeira, pó, fumaça, pólen e até mesmo produtos de limpeza. Se você perceber que o seu gato apresenta esses sintomas, leve-o ao veterinário, pois a causa pode evoluir para asma e não queremos ver nossos peludos doentinhos, né?
  • Corpos estranhos: algum corpo estranho pode estar incomodando o seu gato, podendo causar até vômitos. Nesse caso, é importante levar o seu pet ao médico-veterinário.

Como eliminar bola de pelo do gato?

As bolas de pelo em gatos não são anormais, mas isso não significa que você não pode ajudar a evitar a formação delas.

  • Tenha o hábito de escovar o seu gato desde filhote. A escovação ajuda na remoção dos pelos mortos.
  • Leve seu gato regularmente ao veterinário. Principalmente se ele vomitar bolas de pelo com frequência.
  • Mantenha água sempre à disposição do gato e forneça uma alimentação de qualidade, com ingredientes que auxiliam na eliminação das bolas de pelo.

Petisco de gato ajuda a eliminar bola de pelo?

Quando falamos em petiscos para gatos, dificilmente associamos à saúde e ao bem-estar, mas, na verdade, eles também podem ajudar na eliminação de bolas de pelos de uma maneira deliciosa.

Catlicious

 

 

CatLicious Hairball é o petisco perfeito para auxiliar na eliminação de bolas de pelos. Trata-se de um petisco crocante por fora e macio por dentro, que leva em sua composição óleo mineral, auxiliando na evacuação dos pelos ingeridos pelos gatos.

 

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Comentários - Gato engasgado com bola de pelo

Dagmar Kotulla Mentzing

Tenho 19 gatos e quase não vejo vômito com pelos . Isto é normal? Meus gatos já estão comigo há muitos anos. São todos indoor. Me interessei pelo seu produto