Ínicio > Blog > Gato babando muito. O que pode ser?
CATEGORIAS

Gato babando muito. O que pode ser?

Gato babando muito. O que pode ser? Catlicious

É bem comum ver um cachorro salivando por uma guloseima, e algumas raças costumam babar até mais por conta do formato de sua boca; mas um gato babando já é uma cena mais difícil de se ver, né? Os motivos que levam o gato a babar merecem sua atenção.

A produção excessiva de saliva tem o nome de ptialismo e pode aparecer tanto nos gatos quanto em outros mamíferos. Às vezes, é considerada apenas um traço da personalidade do peludo, mas, mesmo assim, continua sendo incomum.

Se o seu gato estiver salivando, sendo que não é um hábito comum dele, é importante ficar em alerta. Mas não se desespere, o ideal é conhecer as possíveis causas para saber como agir caso o seu amigo apresente esse comportamento.

Gato babando muito: possíveis causas

Intoxicação  

Por ser bem curioso, é comum o gato meter o nariz onde não é chamado. Ele pode comer plantas, ingerir algum produto químico de limpeza e até alimentos proibidos para ele, o que pode resultar em situações nada favoráveis para sua saúde.

Se o seu gato estiver intoxicado ou de alguma forma for envenenado, deve ser levado imediatamente ao médico-veterinário para que ele realize uma limpeza estomacal ou alivie suas vias respiratórias, caso elas tenham sido prejudicadas.

O gato babando muito pode ser um sinal de que ele ingeriu o que não deveria. Nessa hora, o peludo precisa de um tratamento eficaz e rápido. Vale lembrar que você não deve forçar o pet a vomitar, mesmo que sua intenção seja boa, pois não se sabe a causa do problema.

Vômitos ou náusea

As náuseas e vômitos costumam acelerar a salivação, isso acontece porque o corpo do gato está se preparando para colocar pra fora algo que não caiu muito bem. Se o animal apresenta esse sintoma, o ideal é levá-lo ao médico-veterinário. Os gatos costumam se lamber e ingerir pelos todos os dias, o que gera bolas de pelos. Então se a baba de gato aparecer logo depois dele soltar o excesso, não se preocupe, é uma reação normal do corpo.

Nesse caso, você pode contar com CatLicious Hairball, que auxilia na eliminação de bolas de pelo, pois leva óleo mineral em sua composição.

Problemas dentários

Os gatos precisam de dentes bem-cuidados e escovados. A escovação de dentes de gato pode parecer algo impossível, mas com paciência e dedicação você consegue! Aliás, escovar os dentes do gato deve ser um hábito na vida do pet desde filhote para que ele se acostume.

Quando o animal não recebe os devidos cuidados com a higiene bucal, podem surgir diversos problemas, como tártaro e mau hálito. Além disso, podem aparecer infecções na língua e até mesmo feridas, que são acompanhadas de baba excessiva e mau cheiro. Nesse caso, além da escovação diária, existem petiscos que auxiliam no controle do tártaro e proporcionam hálito refrescante, sem perder o sabor e a crocância, é claro.

Estresse

O estresse é a causa de várias complicações na vida dos nossos peludos. O gato estressado pode apresentar diversos sinais e um deles é a salivação em excesso, que aparece por estímulo do sistema neurológico. Quando o gato fica estressado ou nervoso, o cérebro envia ordens para o corpo reagir, já que ele não tem total controle da situação.

Medicamentos

Já teve dificuldade na hora de dar remédio na boca dos gatos? Pois é, eles realmente não são muito fãs. Sabia que, além disso, alguns medicamentos podem provocar salivação excessiva nos gatos? O comum é que o animal pare de babar logo depois de um tempo, mas se o sintoma persistir, procure a ajuda de um médico-veterinário.

Como saber se o gato está com dor?

A salivação excessiva pode ser sinal de que o gato está dor intensa. Além disso, gato vomitando também pode ser um sintoma de dor. Nesse caso, o felino vomita mais de uma vez ao dia, com intervalo muito curto entre um vômito e outro. Ao notar estes sinais, leve o seu pet imediatamente ao veterinário, pois significa que a dor já está num estágio mais avançado.

Quais os sintomas de envenenamento em gatos?

Os sintomas do envenenamento em gatos são muito variados, já que dependem da substância e do grau de intoxicação. Mas existem alguns sinais mais comuns que podem ser identificados:

  • Vômitos e diarreia, às vezes com sangue
  • Salivação excessiva
  • Irritação gástrica
  • Tosses e espirros
  • Dificuldade para respirar
  • Pupilas dilatadas
  • Convulsões
  • Tremores
  • Espasmos musculares
  • Presença de espuma na boca
  • Vontade frequente de urinar
  • Falta de coordenação

Ao notar um dos (ou vários) sintomas, leve o seu gato imediatamente ao médico-veterinário.

Mau hálito de gato: como fazer escovação

Saiba como habituar gradualmente o seu gato à escovação diária:

Primeira semana

Passe pasta de dente para gatos no dedo indicador e massageie a gengiva e os dentes do gato.

Segunda semana

Passe a escova de dente para gato entre a gengiva e a bochecha do felino, sempre fazendo movimentos leves e circulares.

Terceira semana

Faça a escovação completa. Passe a escova já com o creme dental para gatos entre os dentes, alcançando até a parte de trás da arcada dentária, removendo todos os resíduos.

O que fazer quando o gato está babando muito?

É sempre bom verificar se existem outros sintomas, como vômito, desânimo, dificuldade de engolir, entre outros. Verifique se esses sintomas surgiram devido a alguma mudança comportamental ou depois de alguma situação incomum.

Mas saiba que nem todas as causas são preocupantes. Embora não seja muito comum, o gato pode babar por prazer e alegria, como situações de carinho, mimo e afeto. Apesar desse comportamento não ser tão habitual, é possível que isso aconteça, tornando o gato mais afetuoso do que imaginamos. Para completar aquele carinho especial, ofereça os melhores petiscos para gatos, ele vai salivar de alegria!

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *