Ínicio > Blog > Cuidados com dentes de gato
CATEGORIAS

Cuidados com dentes de gato

Cuidados com dentes de gato Catlicious

A higiene oral não é importante apenas para nós; os companheiros da nossa vida também precisam receber esse cuidado. Quanto mais cedo você começar a cuidar dos dentes de gato, mais saudável será a dentição dele e menos chances ele terá de apresentar problemas nos dentes e gengivas. O cuidado bucal evita a formação de placas bacterianas e tártaro, que podem causar desde mau hálito até problemas maiores – como gengivite, dor de dente e, em alguns casos, até a perda dos dentes.

Escovação dos dentes do gato

A escovação dos dentes do gato pode parecer uma missão impossível e, por isso, muitas pessoas não a fazem. Mas devemos destacar que esse é um cuidado importante para a saúde do pequeno – e com algumas dicas, paciência e muito amor, você verá que pode transformar a escovação em um hábito mais tranquilo.

Recomenda-se que os cuidados com a saúde bucal dos felinos comecem logo na fase de filhote, quando surgem os primeiros dentes. Para fazer tudo direitinho, é importante consultar seu veterinário de confiança para ter as orientações corretas sobre que tipo de produtos usar e como proceder.

O filhote de gato possui 26 dentes de leite. Já o gato adulto possui 30 dentes, divididos em duas partes simétricas, tanto na parte superior quanto na parte inferior.

Os primeiros dentes do gato surgem na terceira semana de vida do animal. Na oitava semana de vida, os 26 dentes já estão formados. Embora sejam pequenos, os dentes de leite são bem afiados e podem machucar.

Os dentes dos gatos são trocados naturalmente. A troca dos dentes de leite pelos permanentes se inicia por volta dos 3 ou 4 meses. Esse processo é lento e pode durar até o 6º ou o 7º mês de vida do animal.

Destacamos que, no caso dos gatos adultos, pode ser que você enfrente um pouco mais de resistência, mas é fundamental começar a cuidar da limpeza bucal deles o quanto antes. Infelizmente, as doenças bucais são comuns em felinos, principalmente após os três anos, quando aparecem os primeiros sinais de acúmulo de tártaro nos dentes. Por isso, além de todos os cuidados, você deve estar atento aos sintomas desses problemas.

O que fazer para o gato parar de morder?

Para fazer o gato parar de morder, evite carinho ou risadas após a mordida do gato e demonstre reprovação. Tire algo que ele gosta e ignore o felino. Assim, pouco a pouco, ele irá perceber que morder é um comportamento negativo.

Sintomas de doenças bucais em gatos

Esteja sempre atento aos primeiros sintomas de doenças bucais em gatos. Veja quais são:

  • gengivas avermelhadas;
  • tártaro amarelo;
  • mau hálito;
  • dor de dente;
  • saliva em excesso.

Outras formas de cuidar dos dentes do gato

Você sabia que, além da escovação, existem outros cuidados importantes que podem ajudar muito o seu lindinho? A alimentação do gato tem um papel importante em sua saúde bucal. É fundamental que você ofereça ao seu companheiro uma ração de qualidade, e evite oferecer restos de comida caseira não balanceada – que, além de causar problemas nutricionais, podem levar ao acúmulo de resíduos nos dentes do gato.

CatliciousPara complementar todos os cuidados com a higiene bucal do seu amigo, nós ainda temos uma dica pra lá de especial: CatLicious Snacks Dental Fresh é um petisco para gato desenvolvido para ser saboroso e funcional. Esse aliado auxilia no controle do tártaro e ajuda seu felino a ter um hálito muito mais fresco e agradável.

Esse snack para gato possui um aroma de menta delicioso. Você pode dar ao felino de cinco a dez partículas como uma forma de agrado. Verá como é fácil deixar seu lindinho feliz e bem-cuidado.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *