Ínicio > Blog > Como ensinar o gato a usar a caixa de areia
CATEGORIAS

Como ensinar o gato a usar a caixa de areia

Como ensinar o gato a usar a caixa de areia Catlicious

Como ensinar o gato a usar a caixa de areia, se ele nem sabe pra que serve? Felinos são espertos, mas também precisam de uma ajudinha, já que a caixa de areia não é algo que está condicionado a ser usado por todo gato. 

Até alguns anos atrás, a caixa de areia era bem mais comum em apartamentos ou casas sem nenhum jardim. Ao longo do tempo, os demais tutores perceberam que o banheiro de gato é muito útil em qualquer espaço, principalmente no que diz respeito à comodidade do felino. 

O comportamento felino é naturalmente diferente dos cães, esses animais possuem personalidade forte, ou seja, fazem quando e como querem. Por isso sempre é recomendado indicar os lugares certos para fazerem suas necessidades fisiológicas.

Como ensinar o gato a usar a caixa de areia

Acima, falamos de dar opções ao seu gato. Acontece que parte dos felinos mora em apartamentos, onde o espaço é reduzido e sem um quintalzinho. Em casos assim, o bacana é colocar mais de uma caixa de areia na casa e, se possível, alternar o produto que vai ser utilizado nelas.

Hoje, existem substratos de argila, areia, capim, madeira e alguns granulados que são ótimos na missão de absorver a urina e o odor das fezes. Atente-se ao seguinte: gatos possuem características individuais e podem gostar ou não de determinado produto. Enquanto um felino prefere areia fina, outro prefere sílica, por exemplo. 

Escolher o substrato que agrade ao seu gato é o primeiro passo para garantir que ele faça xixi na caixa de areia. Se mesmo depois de oferecer as condições ideais para que ele possa fazer as necessidades, o gato não usar a caixa, o problema pode ser comportamental.

Seu gato não foi castrado? Talvez ele não use a caixa de areia porque sente a necessidade de demarcar território, e isso ele quer fazer na rua, para mostrar que o lugar é dele. A castração vai ajudar nesse caso, mas vai ser necessário haver uma mudança na rotina comportamental. 

Alguns felinos podem ser ciumentos e mandões, e uma forma de demonstrar sua insatisfação é fazer de qualquer lugar o seu banheiro: sofá, cama ou algum canto. Isso precisa ser resolvido! Além de não ser nada higiênico para você e para ele, deixa aos poucos o gato estressado.

Faça o seguinte: reduza o espaço de acesso dele à casa, coloque a caminha no mesmo ambiente da caixa de areia, mas mantenha a água e a ração longe da caixa, para que as fezes não entrem em contato com o alimento. Aguarde até que ele entenda que já tem tudo de que precisa e que vai ter que usar o banheiro de gato.

Bom, se isso não funcionar, aí você vai precisar da ajuda de um especialista. 

Por que meu gato não faz xixi no lugar certo?

Provavelmente, você não fala a língua dos gatos, então vai ser díficil entender o lado do seu felino. Por isso pensamos em tudo e separamos 6 motivos para seu gato fazer xixi fora da caixa.

  • Território - Duas características demonstram que o gato está demarcando território: xixi com cheiro forte e parecido com “spray”. 
  • Como resolver? - A melhor solução é castrar o animal, mas se não for possível, é indicado usar feromônios sintéticos para inibir a demarcação.
  • Problema urinário - Se encontrar sangue na urina ou ouvir miados enquanto ele faz xixi, vá ao médico-veterinário verificar se há alguma infecção ou algo do tipo. Infecção urinária em gatos é comum, fique de olho.
  • Mudança de rotina - Mudança de casa, caixa de areia ou até um membro um novo na família podem gerar alterações no comportamento dele, que influencia no xixi do gato.
  • Como resolver? Apenas tenha paciência com ele e dê muito, muito carinho.
  • Caixa de areia - Talvez a caixa seja pequena demais, muito suja ou o gato não se adaptou à areia escolhida. 
  • Como resolver? Mude de caixa e troque a areia por uma de outro tipo, faça testes. Ah, limpe a caixa diariamente! 
  • Lugar do banheirinho - O gato pode não usar a caixa simplesmente por não gostar do lugar onde ela fica. 
  • Como resolver? Apenas troque a caixa de areia do lugar, de preferência para um local fresco e arejado.
  • Privacidade - Gatos querem exclusividade no seu espaço privativo. Se você possui mais de um felino, cada um precisa ter seu próprio banheiro.

A caixa de areia precisa ser confortável e contar com uma boa areia para tirar cheiro de urina de gato e, claro, é necessário fazer a limpeza da caixa de areia todos os dias. Já escolheu o banheirinho do seu gato? Então acompanhe nossas dicas e saiba qual o melhor para ele. 

Tipos de caixa de areia para gatos

Além da caixa de areia comum que já conhecemos, existem outros modelos no mercado de pet. Separamos 3 tipos diferentes de caixa de areia, que vão ajudar a dar um ar de sofisticação e modernidade ao troninho do seu gato. 

  • Caixa de areia de gato fechada - Indicada para gatos que adoram espalhar areia pelo chão, além de reduzir o odor do xixi de gato pela casa. O ponto negativo é que como ela é fechada, falta ventilação no interior. 
  • Caixa de areia para gatos com peneira - Maneira fácil e com custo mais baixo de manter a caixa de areia sempre limpa. A ideia destas caixas é bem simples: há uma peneira que separa as fezes do resto da areia, dispensando o uso da pá. 

Essa caixa é indicada apenas para o uso da areia granulada, que, em contato com a urina, vira pó e consegue passar pela peneira. Areias comuns se tornam inúteis, uma vez que as pedrinhas não passam pelos buraquinhos. 

  • Caixa de areia automática - Novidade no mercado, essa caixa foi projetada para estar sempre limpa, sem que o tutor tenha que se preocupar com isso. A caixa de areia automática para gato é programada para fazer quatro limpezas diárias ou mais. 

Como já pode imaginar, essa caixa de areia nada modesta possui um valor relativamente alto, o que pra muitos não compensa o investimento. 

Você seguiu as dicas do ínicio do texto, comprou a melhor caixa e uma ótima areia, mas mesmo assim não consegue fazer com que seu gato faça xixi na caixa de areia? Então só mais uma pergunta: ele está fazendo xixi no sofá ou na cama? Caso confirme, saiba que provavelmente o problema é o comportamento felino. 

Dicas de como adestrar um gato

O adestramento de um gato é bem diferente do de um cachorro. Felinos são bem mais territorialistas e independentes, mas, mesmo assim, é possível conseguir bons resultados. Separamos 3 dicas essenciais para treinar seu gato, e, se tudo der certo, ensiná-lo a usar a caixa de areia não vai ser preocupação. 

Um comando de voz de cada vez para adestrar o gato

Vá com calma, não devemos encher a cabecinha do nosso gato de informações, senão ele levanta e vai embora.

Suponhamos que você queira ensinar o comando “vem”. Aproveite o momento das refeições do gato e aplique a técnica. Depois de um tempo e de várias repetições, ele começa assimilar o chamado e vai obedecer. Depois disso, você pode começar um novo comando de voz. 

Reduza o espaço do gato durante o treinamento

Escolha um ambiente pequeno, com poucas coisas que possam distrair a atenção do gato. Retire os brinquedos do local e coisas que brilham, você precisa de toda a atenção dele, mas pra isso vai ter que recompensá-lo com carinho e petiscos. 

Recompense o gato durante o adestramento

O sucesso do adestramento de gatos está diretamente associado ao estímulo positivo que você dá a ele. Na verdade, vá além disso, dê muito carinho também e elogie seu peludo. O adestramento vai ajudar o gato a usar a caixa de areia, bem como melhorar seu comportamento diante de praticamente todas as situações. 

Sempre que ele acertar um comando, mostre o quanto o ama e recompense com um petisco felino. Ele vai amar!

Catlicious

Nossa dica é oferecer o delicioso CatLicious Indoor, que leva em sua composição o extrato de Yucca schidigera. Como falamos sobre caixa de areia para gatos, nada mais legal que indicar um petisco que auxilia na redução do odor das fezes. 


Conheça a linha completa de petiscos para gatos CatLicious. Seu felino vai amar!

Escreva um Comentário

Avalie o post: *