Ínicio > Blog > CAIXA DE AREIA – ACESSÓRIO FUNDAMENTAL PARA SEU BICHANO
CATEGORIAS

CAIXA DE AREIA – ACESSÓRIO FUNDAMENTAL PARA SEU BICHANO

CAIXA DE AREIA – ACESSÓRIO FUNDAMENTAL PARA SEU BICHANO Catlicious

Se você é um gateiro de primeira viagem ou está pensando em adotar um bichano não pode deixar de saber da importância desse acessório para os gatinhos.

Por isso é muito importante saber escolher a melhora caixa de areia mais adequado e até mesmo ensinar seu gatinho a como utilizá-la.

Já falamos em outros artigos do nosso blog que a necessidade de enterrar suas necessidades vem do instinto de sobrevivência, uma vez que escondendo as fezes os felinos evitam que predadores possam se aproximar através do cheiro.

 Mas é claro que a higiene também conta, e é por isso que muitas vezes os bichanos se recusam a fazer as necessidades em uma caixa de areia suja porque o odor das fezes ali presentes incomoda o olfato dos gatos, sendo muito importante a limpeza do acessório regularmente.

COMO ENSINAR SEU GATO A USAR A CAIXA

Um modo fácil de ensinar seu gato a utilizar a caixa de areia é confinando-o em um espaço ou cômodo pequeno com uma caixa de areia, assim que ele chegar na sua casa. Para ajudar no treino, coloque o seu gato na caixa de areia e faça movimentos suaves com a patinha dele, fazendo-o arranhar o solo.

Quando ele estiver usando bem a caixa neste espaço, aumente-o, ou permita o acesso do gato a mais um cômodo da casa que também tenha uma caixa de areia acessível.

Em poucos dias o animal já irá assimilar que as suas necessidades têm um lugar certo.

É importante lembrar que boa parte dos casos em que esse processo não funciona, está ligado à falta de limpeza da caixa, o que faz com que o gato busque outro ponto limpo para fazer suas necessidades.

Outra boa dica é deixar mais de uma caixa disponível na casa caso o espaço seja muito grande.

COMO HIGIENIZAR A CAIXA DO SEU GATO

Como os felinos são bem organizados e higiênicos, a caixa de areia do gato precisa ser limpa regularmente, já que, se ele não se sentir confortável no lugar certo, vai acabar fazendo xixi e cocô em outros lugares da casa. Confira, aqui embaixo, cinco dicas que vão tornar essa rotina mais simples.

  1. A limpeza da caixa deve acontecer pelo menos 01 vez ao dia.
  2. Os utensílios certos serão super úteis para facilitar a rotina: pá para tirar a sujeira e uma bacia grande para poder jogar a areia da caixa dentro e assim separa melhor a areia suja da areia limpa que irá retornar para a caixa de areia.
  3. A lavagem da caixa deve ocorrer 01 vez por semana. Água e sabão serão suficientes para deixar a caixa limpa, mas se preferir também é possível aplicar um aditivo próprio para bloquear odores na caixa.

QUAL A MELHOR AREIA?

Essa é uma dúvida que muitos “gateiros” têm. Por isso, antes de escolher a melhor areia para seu bichano, o ideal é conhecer cada uma suas características, mas saiba que quem dará a palavra final será seu bichano.

Areia granulada -  é a opção mais barata do mercado. Bastante parecida com terra, forma torrões ou lama quando o gato faz xixi. Não é tão boa em inibir odores ou mesmo no quesito absorção. Dessa forma, apesar de ser mais barata, não possui um bom custo-benefício. No entanto, dependendo do seu perfil, a areia higiênica comum ainda pode ser uma boa opção.

A areia em formato de pedrinhas é feita de grãos naturais e minerais. Possui boa absorção e durabilidade, porém é mais recomendada para ambientes externos (como quintais), por conta do odor.

A areia madeirinha é biodegradável e apresenta boa absorção, durabilidade e controle de odor a um baixo custo, contudo exige que seja peneirada diariamente para tirar a areia saturada. Como é biodegradável, outra vantagem do produto para gatos é que ele pode ser descartado no vaso sanitário.

E, por fim, a areia sílica que apesar de mais cara que as anteriores, possui alto poder de absorção, controle de odores e excelente durabilidade.

Além disso, como ela é muito absorvente, não é necessário trocá-la com tanta frequência. Geralmente, é uma areia branca em flocos ou esferas, mas existem versões em outras cores.

Gostou do conteúdo? Siga as nossas páginas nas redes sociais e acesse muito mais conteúdo pra tutor e pra bichano também!

Escreva um Comentário

Avalie o post: *