Ínicio > Blog > Gato mordendo muito forte. O que fazer?
CATEGORIAS

Gato mordendo muito forte. O que fazer?

Gato mordendo muito forte. O que fazer? Catlicious

Gato mordendo muito forte. Já sofreu essa dolorosa experiência com o seu bichano? Se a resposta for sim, estas dicas são para você. 

Desde muito pequenos, esses fofinhos já costumam nos presentear com as pequenas mordidinhas, que continuam ao decorrer do crescimento. Mas o que fazer quando esse pequeno ato de carinho começa a se tornar mais agressivo e doloroso?

Primeiro, para descobrir como conter essa atitude, é preciso entender as razões por trás da mordida de gato

Por que gatos mordem?

Você pode não saber, mas existem diversos motivos que levam esses fofinhos a nos morder, e com intensidades totalmente diferentes. Prepare o papel e a caneta para anotar tudo sobre a mordida do bichano.

  • Mordida em momentos de diversão

Essa pode ser, de fato, a primeira mordida que podemos receber. Estando já na vida do fofinho desde filhote, as mordidas de brincadeira fazem parte do instinto animal do gato, sendo um exercício para incentivar a caça de presas. 

Fofas, assim como os filhotes, essas pequenas mordidas são associadas ao ato de carinho e, muitas vezes, estimuladas pelos tutores. O que poucos sabem é que, após aprendidas, os gatos irão manter esse costume até a vida adulta, aumentando também a intensidade da mordida. Portanto, atenção!

  • Mordida em momentos de medo

Os peludinhos também podem transformar o medo em mordida. Muitas vezes, quando se deparam com situações onde o medo fala mais alto, é provável que o bichano fique paralisado e ataque logo em seguida. Esse ato pode variar de acordo com a personalidade do bigodudo, portanto, nem todos podem sentir esse medo. 

Caso o gato não tenha convivido com humanos durante a fase inicial de sua vida, é normal que esse medo faça parte do dia a dia do gato. Novos ambientes, pessoas desconhecidas e objetos barulhentos também podem assustá-lo e provocar a mordida.

  • Mordida para defender seu território

O instinto pode bater mais forte quando alguém invade o espaço do gato. Além de ser o seu lar, o pequeno pode demarcar a casa como seu território privado, atacando com mordidas quem se propor a ocupar essa área. Geralmente, esse ataque ocorre com desconhecidos que não costumam frequentar a casa. 

Outra forma de mostrar que está no comando é atacar o seu dono para demonstrar que ele é o líder de casa. Muitos bichanos enxergam os humanos como outros gatos e estão prontos para disputar a liderança do território através de mordidas. 

  • Mordida para acabar com o carinho

Carinho em excesso também pode ser motivo para as mordidas. Alguns bigodudos podem atacar para mostrar que estão cansados daquele cafuné. Isso pode ocorrer quando o gato não está acostumado a receber carícias e não entendem que o ato está associado ao amor.

  • Mordida materna

Se você possui uma mamãe em casa, também pode receber ataques. Nas primeiras semanas após o parto, os hormônios do gato se tornam mais intensos, podendo morder todos que se aproximam de seus filhotes, até mesmo humanos de sua confiança, como forma de proteção.

  • Mordida por problemas de saúde

Existem problemas na saúde dos bigodudos que também podem deixá-los agressivos e prontos para nos morder. 

A raiva em gatos é uma das mais conhecidas. Uma doença grave, que deixa o peludinho mais violento e, se não tratada, pode trazer grandes consequência ao bichano. Outra enfermidade que pode deixar o gatinho mais agressivo é a artrite. 

É importante lembrar que um médico veterinário pode dar uma mãozinha em casos como esses, podendo ajudar na identificação e também no tratamento.

Como acabar com as mordidas?

Depois de identificada a razão por trás das mordidas, diminuí-las se torna uma tarefa mais fácil. O ideal é que não coloque o pequeno em situações estranhas à sua natureza, evitando que fique agressivo.

Além disso, você sempre pode contar com alguns reforços positivos, como o carinho e os efetivos petiscos para gato.

O petisco certo para gatos

Para recompensar os bichanos pelo bom comportamento e conquistá-los pelo barriga, você pode contar com CatLicious. 

CatLicious Tuna Fish é perfeito para acabar com as mordidinhas que pedem petisco. Com sabor atum, esse agrado irá manter o seu fofinho na linha e ainda vai deixar a diversão com um sabor ainda mais gostoso. 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *