Ínicio > Blog > Gato arranhando os móveis da casa?
CATEGORIAS

Gato arranhando os móveis da casa?

Gato arranhando os móveis da casa? Catlicious

Você já teve a surpresinha de ver seu gato arranhando os móveis da casa? Não é nada agradável, mas saiba que não adianta ficar nervoso — aliás, tratar o gato com agressividade só vai deixá-lo com medo de você e não queremos nada disso. Para manter seu sofá, cama, armário e outros móveis a salvo, vamos dar algumas dicas infalíveis.

Não quer o gato arranhando os móveis? Entenda primeiro por que ele faz isso

O gato não sabe que o sofá é novo e não entende que vão ficar feios os riscos no armário da cozinha; ele só está seguindo seu instinto natural. Arranhar é um comportamento comum dos gatos na natureza e, por isso, eles não vão parar porque você diz que é errado.

Entenda que seu companheiro não está arranhando os móveis porque é rebelde. Ele precisa disso para:

  • Manter as unhas afiadas: na natureza, os felinos precisam ter as garras bem-afiadas para caça. É claro que em casa eles não precisam correr atrás de suas presas para se alimentar, mas preservam esse instinto.
  • Demarcar território: os gatos possuem glândulas nas patas e, quando arranham, soltam um odor característico reconhecido por outros animais.
  • Alongar-se: os movimentos ajudam a exercitar os músculos dos ombros, costas e patas.

Ou seja, a solução para o seu problema não está em fazer o gato parar de arranhar, pois isso faz bem para ele. Mas, então, você vai ter que se acostumar? Não!

Viu o gato arranhando os móveis? Calma!

O segredo para manter seus móveis a salvo é contar com um ou alguns aliados: os arranhadores para gato. Isso porque você precisará desviar o animal para outro local, o lugar certo para ele arranhar.

Os arranhadores de gato devem ser colocados em locais estratégicos para chamar a atenção do felino. Mas não pense que será uma missão simples mudar os hábitos dele. Você precisará de muita calma, algumas sessões de treinamento e um pacotinho de CatLicious para essa missão. Veja algumas dicas!

1. Escolha o arranhador para gatos certo

Existem diferentes modelos de arranhadores de gato e, para que o seu amigo prefira um aos móveis da sua casa, tenha o cuidado de observar qual o tipo de superfície que ele costuma arranhar.

Ele gosta mais das horizontais ou verticais? Qual o tipo de material que ele mais arranha? Dê preferência a arranhadores que sigam os hábito do gato. Serão maiores as chances de chamar a atenção dele.

2. Prefira arranhadores com superfície mais áspera

Você se lembra dos motivos que fazem o gato arranhar os móveis? Eles querem afiar as unhas. Na natureza, eles usam árvores e pedras. Por isso, quanto mais resistência o arranhador oferecer, melhor. Evite superfícies muito macias, assim o sofá não será tão atraente.

3. Viu o gato arranhando os móveis? Apresente o arranhador

Você precisará investir em um treinamento com o gato. Coloque o arranhador perto dele e comece a fazer carinhos. Quando sentir que ele está confortável, conhece a arranhar o arranhador, como se estivesse ensinando ele.

Você pode repetir isso todos os dias; e sempre que ver ele no arranhador, dê a recompensa mais gostosa do mundo: um abraço e um petisco CatLicious! Com tanto amor e gostosura, logo ele se acostumará com a novidade.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *