Ínicio > Blog > Por que os gatos ronronam?
CATEGORIAS

Por que os gatos ronronam?

Por que os gatos ronronam? Catlicious

Todos os amantes desses encantadores bichanos já se depararam com o ronronar do gato, porém poucos sabem a razão por trás do característico som transmitido por esses peludinhos. Afinal de contas, por que o gato faz barulho de motor

O ronronar e a comunicação dos felinos

Se enganam aqueles que acham que esses companheiros não gostam de se comunicar. O ronronar, por exemplo, é uma excelente forma de comunicação entre os gatos. Esses divertidos companheiros podem interagir de forma tátil e vocal. 

Na comunicação tátil, temos as ásperas e deliciosas lambidinhas, geralmente usadas em situações de reconciliação ou quando o gato está pronto para iniciar uma brincadeira. Além das lambidas, o hábito de se esfregar também faz parte da comunicação tátil, sendo um singelo ato de carinho entre o fofinho e o seu tutor.

Já na comunicação vocal, temos o miado, responsável por transmitir grandes desejos e emoções dos bichanos. E, por fim, mas não menos importante, temos o famoso ronronar, um barulho de gato único.

Como os gatos ronronam? 

Desde muito cedo, os gatos já aprendem a ronronar, podendo transmitir esse som a partir de seu segundo dia de vida, devido a um pequeno osso localizado em sua garganta. O ronrom acontece sempre que o bichano puxa o ar para dentro.

Se o seu companheiro não ronrona, fique tranquilo! Isso não significa que ele não gosta de você. O ato de ronronar é ensinado, portanto os pequenos que não cresceram na presença de sua mamãe não o aprendem. 

O que poucos sabem é que as formas de expressão dos felinos são adequadas de acordo com o seu tamanho. Os maiores, como os leões e tigres, rugem fortemente, já os menores, como o gato, miam e ronronam de forma fofa.

O que o ronronar significa? 

Na maioria das vezes, o ronronar é associado à alegria, já que é comum que o gatinho transmita esse específico som quando recebe carinho de seu tutor. Porém gato ronronando pode indicar diversos estados, não apenas o afeto. 

 

  • Felicidade - é normal que o bigodudo queira demonstrar que está feliz com a sua companhia. Esse é o momento que o ronronar de felicidade entra em ação;
  • Exploração - quando o pequeno está pronto para conhecer novos lugares, é comum que ele solte um pequeno ronronar enquanto explora um ambiente novo;
  • Dor - em casos raros, o felino pode tentar nos alertar que está com problemas relacionados à saúde, tudo isso por meio do característico ronrom. Por essa razão, é preciso ficar atento ao seu companheiro;
  • Fome de petisco - o ronronar do bichano pode também ser fome de um delicioso aperitivo, portanto um petisco pode ser a solução. 

 

Melhor petisco para gato ronronando

Se o seu filhinho está fazendo a casa tremer com o ronronar que pede um petisco, esse pedido precisa ser atendido. Sabendo disso, recomendamos que você dê CatLicious para ele, afinal, os fofinhos merecem um sabor que vai transformá-los em tratorzinhos cheios de satisfação. 

Dos filhotes aos adultos, CatLicious Fiesta Ocean Mix é o agrado certeiro para os famosos gatos que ronronam alto querendo realizar uma troca de carinho por um boa recompensa. Com um gostinho de peixe, esse petisco é produzido com ingredientes que vão deixar o seu bichano babando e com disposição para brincar o dia inteiro, como atum, camarão e muitos outros. Além disso, a diversão continua com os formatos personalizados dessas guloseimas.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *