Ínicio > Blog > POR QUE OS GATOS ROÇAM EM NOSSAS PERNAS?
CATEGORIAS

POR QUE OS GATOS ROÇAM EM NOSSAS PERNAS?

POR QUE OS GATOS ROÇAM EM NOSSAS PERNAS? Catlicious

Sabe aquela sensação gostosa de chegar em casa e ser recebido pelo seu gatinho se esfregando em suas pernas como se estivesse dando boas-vindas? Não é só uma demonstração de afeto! Entenda verdadeiro porquê desse comportamento.

Primeiro a cabeça, depois o tronco, por último a cauda. Se você tem um gatinho em casa já deve ter se perguntado por que ele roça tanto em suas pernas, de um lado para o outro, mesmo sabendo que esta é uma demonstração muito clara de carinho.

O fato é que os gatos possuem uma linguagem própria que atende a diversos propósitos, e muitos dos sinais que eles emitem estão relacionados não só às suas emoções, mas à demarcação instintiva do seu território. Pois é, os gatos são obcecados pelo controle de território, e você, tutor, faz parte dele!

Ao se esfregar em você, seu bichano está deixando muito claro que você o pertence, assim como os móveis, quinas, paredes e os outros objetos da casa onde ele também vive roçando. Os gatos fazem isso porque possuem glândulas – entre os olhos e os ouvidos, ao redor dos lábios, na base da cauda e em diversas partes do corpo – que liberam feromônios, odores capazes de alterar o comportamento de outros animais à sua volta, transmitindo a mensagem de “isso tem dono” mesmo sem estarem presentes.

Depois que uma pessoa ou local tenha sido demarcado, o cheiro do gato fica impregnado apenas por um determinado tempo, sendo necessário que ele volte a se esfregar para que sua marca olfativa reapareça. Mas não se sinta usado! Saiba que os bichanos só fazem isso com quem faz parte do seu mundo e lhe dá uma sensação de segurança e bem-estar.

Agora que você já sabe que quando seu gato se esfrega em você ele está deixando sua assinatura para que outros gatos possam ler e saber que você faz parte do território dele, que tal mais uma esfregadinha? ;)

Escreva um Comentário

Avalie o post: *