Gato filhote chorando muito. Ele está com dor?

Gato filhote chorando se torna uma das principais preocupações com novos tutores, já que ninguém quer ver o seu pequeno triste, certo? Em muitos casos, é comum que aconteça uma associação desse miado com o sentimento de dor, porém, nem sempre esse é um palpite certeiro.
O miado dos bichanos é uma importante forma de se comunicar, tanto com os outros gatos, quanto conosco e, dentre os miaus existem algumas variações, como o “choro”. Então, para entender melhor o seu pequeno bigodudo, separamos algumas razões por trás do gato filhote miando muito.
Tipos de miados
Se o gato filhote está em um novo lar, é comum que ele mie para chamar a sua mamãe, por isso, não estranhe caso o novo morador passe algumas noites chorando. Esse comportamento irá acabar dentro de algumas semanas, assim que ele se acostumar. Além dessa razão, o filhote pode miar para indicar:
- Fome - barriga vazia é sinônimo de gato filhote miando. Os filhotes precisam de quantidade específica de ração, receitada por um médico-veterinário. Caso não comam o necessário, os miados entram em ação.
- Atenção - todos gostamos de uma boa companhia, não é mesmo? Com os filhotes não é diferente. Ele também irá miar caso queira atenção e carinho.
- Dor - apesar do miado ter muitos significados, a dor não pode ser descartada. Fique atento aos comportamentos que acompanham o miado e lembre-se de levar o bichano ao veterinário, caso suspeite do gato filhote com dor.
Gato filhote miando sem parar também pode indicar problemas. Conhecer e entender o seu fofinho é essencial para uma convivência saudável. Além disso, existem maneiras de educar e amenizar os miados. Vamos conhecer algumas?
Amenizando o miado
Se você já levou o seu fofinho ao veterinário e o miado não está relacionado à problemas com a saúde, você pode tentar conter seu pequeno seguindo alguns passos:
1. Cuidados básicos
Manter o potinho de ração com a quantidade de certa e disponibilizar água fresca para o gatinho evitará alguns miados. Além disso, esse cuidado também ajuda na saúde do bigodudo.
2. Faça-o se sentir em casa
O pequeno precisa se sentir confortável para entender que aquele é o seu novo território. Garanta que ele terá tudo o que pode precisar, como caixa de areia, uma cama aconchegante e muito carinho.
3. Adestramento felino
Ensinar comandos é uma forma de amenizar os miados. Quanto mais cedo começar o treinamento, mais rápido o gatinho pegará o jeito. Uma dica para ter ótimo resultado no adestramento é: ofereça uma recompensa saborosa ao seu amigão.
Petisco para gato
Você deve estar se perguntando: quais são os melhores petiscos para gatos, certo? Para adestrar e ainda cuidar da saúde do bichano, você pode contar com CatLicious Dental Fresh e CatLicious Fiesta Delicious Mix.
Com um sabor que deixa qualquer peludinho com água na boca, esse agrado é perfeito para recompensar o seu gato por um bom comportamento, além de ajudar no tratamento da saúde bucal, já que ele também auxilia no controle do tártaro.
Se o seu objetivo é conquistar o seu bigodudo pelo sabor, CatLicious Fiesta Delicious Mix será o um grande aliado nessa deliciosa missão. Produzido com ingredientes selecionados, esse petisco possui diferente formatos e texturas, garantindo a preferência dos bichanos.