Ínicio > Blog > Gato com mau hálito: como resolver?
CATEGORIAS

Gato com mau hálito: como resolver?

Gato com mau hálito: como resolver? Catlicious

O gato com mau hálito merece uma atenção especial, pois os peludos precisam receber certos cuidados para evitar esse problema. Além de ser um incômodo, o mau hálito pode estar ligado a doenças no sistema digestivo ou até mesmo na boca — como o tártaro, que prejudica a saúde bucal do gato.

O tártaro gera riscos de infecções maiores e bactérias — que podem migrar para os órgãos do seu gato. Assim que perceber o mau hálito no seu peludo, observe se esse é o único problema ou se está acompanhado de outras mudanças, como gengivas inchadas e vermelhas ou dor oral.

Detectando um desses sinais, leve o seu gato ao veterinário. Em alguns casos, o odor forte é sinal de alguma doença que pode ser diagnosticada previamente.

Sintomas de doenças bucais em gatos

Esteja sempre atento aos primeiros sintomas de doenças bucais em gatos. Veja quais são:

  • Gengivas avermelhadas.
  • Tártaro amarelo.
  • Mau hálito.
  • Dor de dente.
  • Saliva em excesso.

Gato com mau hálito: escovação de dente previne

Os dentes dos gatos também precisam de escovação. Pode até parecer impossível, mas saiba que o cuidado com os dentes previne o tártaro amarelo e o mau hálito. É um processo que exige paciência, pois o pet precisa ficar tranquilo enquanto você limpa a boca dele. Para que eles se sintam mais habituados, é importante começar a escovação logo na fase filhote.

Como escovar os dentes do gato

Existem versões de pasta e escova de dente para gatos, com o tamanho ideal para eles, assim você pode fazer a limpeza bucal do seu peludo com segurança.

Passe a escova, fazendo movimentos suaves e circulares. A escovação dental dos pets é muito parecida com a nossa e não deve empregar muita força.

Seja carinhoso, já que os gatos costumam se aborrecer quando não gostam de alguma coisa. Faça com que o seu pequeno veja a escovação como uma brincadeira e não como uma atividade que traga aborrecimento.

Se o seu gatinho não deixar você escovar os dentes dele de jeito nenhum, não insista. Procure um profissional qualificado para fazer a limpeza em algum petshop.

Alimentação do gato pode ajudar a evitar mau hálito

A alimentação pode ser uma ótima aliada na prevenção do mau hálito. Evite alimentar o seu gato com restos de comida caseira, alimentos crus ou não balanceados, pois deixam resíduos na boca e são mais difíceis de remover com a escovação. Opte pela ração seca, pois sua ingestão ajuda a eliminar e prevenir o acúmulo de resíduos.

Petiscos para gatos auxiliam na prevenção do mau hálito

Quando pensamos em petiscos, dificilmente associamos com cuidados para manter a saúde bucal, mas é isso que o seu peludo pode ganhar com a linha de snacks funcional da CatLicious. Pensando no bem-estar do seu gato, desenvolvemos o petisco para gatos que ajuda no controle do mau hálito e do tártaro.

Catlicious

CatLicious Dental Fresh é a opção perfeita para um momento de diversão e higiene. Um alimento muito saboroso, com aroma de menta, e que contribui para o cuidado oral diário do seu gato. Ele auxilia no controle do tártaro e proporciona um hálito mais fresco e agradável.  

Escreva um Comentário

Avalie o post: *