Ínicio > Blog > Gato chorando muito: o que fazer para ajudar?
CATEGORIAS

Gato chorando muito: o que fazer para ajudar?

Gato chorando muito: o que fazer para ajudar? Catlicious

Um choro tristinho é de cortar qualquer coração, ainda mais quando ele vem de alguém que nos importamos e amamos muito! Um gato chorando desperta nossa preocupação.  Reconhecer o que está acontecendo é essencial pois, a partir do momento que sabemos a raiz do problema, saberemos o que mudar no ambiente ou em nossos comportamentos com o pet.

Você pode até pensar que seu gatinho não está chorando por não enxergar lágrimas, mas saiba que seus olhos lacrimejando tem um significado totalmente diferente, que trataremos mais pra frente. O choro felino é vocal, sendo facilmente diferenciado de um som de gato miando, já que o som escutado é mais triste e desanimado em comparação aos miados alegres que eles dão quando querem brincar ou receber um pouco de carinho. Vamos conhecer alguns motivos que podem abalar o emocional do seu bigodudo?

Por que o gato não para de miar?

O fato de um gato miar sem parar pode ser uma forma de chamar sua atenção para. Além de miar, ele também pode se esfregar em você, como se estive “protestando” para requisitar um pouco de atenção e carinho.

Adaptação à nova casa

Assim como nós, gatos também precisam se adaptar a novos ambientes. Ao chegarem em sua nova casa, principalmente quando filhotes, é normal que os felinos deem uma choradinha até entenderem suas intenções de carinho e amor com ele, assim como também interpretar que ali agora é seu lar.

O que fazer para acalmar o gato?

Para acalmar o gatinho filhote que está miando muito, ajude-o na transição da separação da mãe e da ninhada fazendo-o se sentir confortável e protegido com mantas e cobertas no local de dormir. Além disso, divida sua atenção com ele, sendo interativo e carinhoso. Fornecer caixas e outros pequenos esconderijos também podem ajudar. Dê espaço e brinquedos específicos para gatos. Assim, logo ele estará mais calmo.

Doença ou dor

Seu gato também sente dores ou fica doente como você. Se o choro é muito persistente e você já tentou solucionar o motivo de origem dessa tristeza sem muito sucesso, procure o auxílio de um veterinário para juntos entenderem o que se passa com o organismo do seu pequeno.

Estresse

Sim, gatos têm sentimentos! Ao contrário do que muitos pensam, por serem animais de personalidade independente e não serem famosos por demonstrarem excessivamente suas emoções, essas criaturinhas também sentem com seus corações assim como nós. É comum que essa seja a razão do seu gato chorando muito se ele estiver ansioso, solitário, lidando com alguma perda ou se acostumando com um novo animalzinho em casa.

Por que o gato grita a noite?

Uma gata no cio costuma miar muito a noite. O barulho crescente se agrava pelo fato de os gatos serem naturalmente mais ativos durante a noite. E é na hora do acasalamento que a sinfonia felina chega ao seu ápice, com miados e barulhos altos que começam com a fêmea e são reproduzidos e respondidos pelos machos.

Como ajudar ou evitar um gato chorando?

Seja um ponto de afeto

Todo mundo gosta de carinho e com eles não é diferente. Esteja disponível para oferecer carinho ao seu felino quando ele te procurar, seja através de um cafuné, oferecendo um petisco para gato CatLicious ou brincando.

Cuide da alimentação do gato

É comum o som de gato miando quando o animal vai até seu pote de ração atrás de comida e não encontra nada. Alimentar regularmente seu bichinho é essencial, nas quantidades certas e com alimentos de qualidade que somam benefícios à saúde e ao organismo dele.

Procure um veterinário

Se o gato chorando muito for persistente, é indispensável que você leve-o até um veterinário de confiança. Pode ser que seu animalzinho esteja sentindo algum tipo de dor ou que seu organismo esteja pedindo socorro por causa de alguma doença.

Quando gatos lacrimejam?

Como dissemos lá em cima, olhinhos felinos lacrimejantes não são normais como algumas pessoas pensam. Não saem lágrimas quando um gato chora, apenas em casos de irritação, seja por uma alergia, infecção ou até doença viral.

Por estarem constantemente com a cabeça no nível do chão, os gatos ficam vulneráveis à irritar seus olhos com alguma substância ou bactéria que ali estiver. Produtos de limpeza, por exemplo, se estiverem muito fortes na casa, podem ser o fator responsável por esse tipo de irritação ocular, que provoca as lágrimas no pet.

Agora ficou mais fácil entender quando seu gato está chorando ou não e o que deve fazer para ajudar o bichinho! Continue acompanhando mais dicas de CatLicious para manter seu pet sempre feliz e saudável, prioridade que por aqui se faz sempre presente.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Comentários - Gato chorando muito: o que fazer para ajudar?

Ana Ferri

Adorei a matéria.

Carolina

Adorei vou testar isso com meu filhote