Ínicio > Blog > Barulho de gato: saiba que o cada som significa
CATEGORIAS

Barulho de gato: saiba que o cada som significa

Barulho de gato: saiba que o cada som significa Catlicious

Os gatos, infelizmente, não falam a mesma língua que a nossa, portanto é preciso que a gente saiba interpretar os sinais que eles nos dãos. Existem vários tipos de barulho de gato que, por exemplo, nos ajudam a saber se o pet está feliz, triste, precisando de alguma coisa e mais uma lista de outros motivos que só se estendem. Vamos listar agora quais o barulhinhos mais conhecidos vindos dessas fofurinhas, cada um com sua peculiaridade e sonoridade diferente!

Tipos de barulho de gato

Além do miado comum, os gatos produzem outros tipos de barulho que podem ser identificados por você mesmo. Para cada ambiente, situação ou necessidade, o barulho muda e se torna característico. Saiba quais são e como reconhecê-los.  

Miado de gato

O mais famoso e característico barulho dos gatos. Uma curiosidade interessante que nos ajuda a entender o porquê de um gato miando é que eles fazem esse barulho somente para nós, ou seja, não miam para outros de sua espécie. O miado de gato representa a necessidade, seja de carinho, comida, água ou qualquer outra coisa que o animalzinho esteja precisando naquele momento. Podemos concluir então, que esse som de gato tem um principal objetivo: chamar atenção.

Por que os gatos fazem barulho?

Os gatos fazem barulho porque é uma das suas formas de comunicação. Por meio dos barulhos, eles transmitem sensações e sentimentos como prazer, satisfação, fome, tranquilidade e muito mais. Leia mais para aprender como interpretar cada barulhinhos do seu gato.

Ronrono de gato

O ronronado é um barulho que o gato faz para expressar seus sentimentos. Na maioria das vezes, o gato ronrona quando demonstra sensações de prazer, tranquilidade e alegria.

Esse é o melhor de todos! O ronronar do gato está ligado à felicidade do bichano, quando recebe um carinho ou quando está afim de um agradinho como um petisco para gato . Esse som é emitido sem que o gato precise abrir a boca, podendo ser ouvido num tom rítmico bem baixinho, parecendo até que seu bigodudo tem um pequeno motorzinho dentro dele. Sabe o que também é fascinante sobre o gato ronronando? Ao produzirem esse baralho, uma espécie de massagem interna e curativa é feita no animal, sendo ótima quando o gatinho está doente ou ferido.

Qual o nome do som que o gato faz?

O ronrom, ronrono ou ronronar é um som contínuo produzido pelos gatos quando querem expressar conforto e satisfação. Sua faixa de frequência fica entre 22,4 e 30,2 hertz. Além disso, é bem diferente do miado, pois o ronronar faz um som de timbre grave, que pode ser ouvido em curtas distâncias.

Por que os gatos ronronam acordados?

O barulhinho que os gatos fazem podem até parecer um ronco sutil de um animal dormindo, mas os gatos ronronam acordados e o fazem para expressar conforto, prazer e satisfação - por exemplo - ao receber um carinho bem-vindo. Eles se movem, dilatam e contraem a parte da laringe que cerca as cordas vocais, fazendo com que o ar vibre a cada respiração. Existe um som vibratório muito semelhante ao ronrono, que aparece em situações em que o gato está observando fixamente alguma coisa de seu interesse. Esse barulhinho não significa felicidade, ele na verdade representa a excitação ou frustração do animal naquele momento perante o que está em sua frente.

Trilo de gato

O trilo está entre o miado e o ronrono, sendo crescente e durando até 1 segundo. Ele aparece como cumprimento entre felinos, podendo até aparecer para nós como forma amistosa de receber o dono quando ele chega em casa.

Chiado de gato

Esse também é bem famoso para quem conhece os barulhos felinos! O chiado é aquele barulho que o gato faz abrindo completamente a boca para se defender, sendo um barulho bem chamativo, que pode aparecer desde a 3.ª semana de vida do animal.

Rosnado de gato

Totalmente oposto do ronrono, o rosnado aparece quando o gato está com raiva. Esse sinal de advertência serve tanto para nós como para outros animais, alertando que o fofinho está prestes a não ser tão fofo assim… principalmente com as garras.

Uivo de gato

Se o rosnado não adiantou, é comum que o uivo apareça. Ele serve como um “grito de guerra” agudo e bem alto, antecedendo algum tipo de ataque.

Murmúrio de gato

O mais fofo de todos os barulhos de gato, tanto no som quanto no significado, é o murmúrio, pois ele mistura o miado, o ronrono e o rosnado. Quando o gato está tentando demonstrar sua gratidão, seja pelo seu pote cheio de ração ou por um petisco para gato CatLicious, é aí que esse barulho surge.

Por que os gatos miam estranho?

Os miados estranhos dos gatos começam quando a gata entra no cio o e começa a produzir um som alto e estranho para atrair os machos da espécie. A partir disso, o barulho só cresce. Os machos atraídos miam em reposta e se concentram em volta da gata. Começa então, uma disputa pela fêmea, fazendo com que os gatos produzam mais miados.

Conhecidos também como miado de gato no cio, esses barulhos de gato aparecem só a noite, vindos principalmente da fêmea. Eles são usados para o acasalamento, comunicando o cio para o sexo oposto. Caso o animal seja castrado, o que é recomendado pelos veterinários, esse barulho não fará parte da rotina do seu pet.

Catlicious

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Comentários - Barulho de gato: saiba que o cada som significa

Cristiana Rezende dos Santos

Gostei muito da explicação a respeito dos felinos pois tenho 8 felinos e eles gostam muito de ronronar, principalmente a pérola de 5 meses

Duda

Muito fofo

WAUIR AUGUSTO DA SILVA

...boas explicações. Parabéns pelo texto. Fiquei satisfeito.

Deuza vale

Tenho um gato sw chama spok . Ele é o amor de nossa casa nossa vida.