Ínicio > Blog > 10 dicas para divertir gatos em apartamento
CATEGORIAS

10 dicas para divertir gatos em apartamento

10 dicas para divertir gatos em apartamento Catlicious

Ter gato em apartamento é tudo de bom. Eles são adaptáveis, pequenos e independentes, ou seja, perfeitos para ambientes menores! Mas é preciso adaptar os espaços para que o felino tenha diversão e qualidade de vida.

Como amamos esses peludos e queremos que eles tenham um ambiente favorável para se desenvolverem sem perder a diversão, preparamos 10 dicas para divertir os gatos em apartamentos que vão fazer toda a diferença na vida dos pets:

  • Playground para gatos

Os apartamentos estão cada vez menores, mas isso não significa que você não possa investir em decoração. Mas o que isso tem a ver com os gatos? Bem melhor do que esconder os brinquedos e casinhas que você comprou para o seu gato, é fazer deles peças integrantes do ambiente.

O playground para gatos é a solução perfeita! Eles podem ser projetados verticalmente no mesmo padrão da decoração do seu apartamento, fazendo diferença na diversão dos gatos e na disposição dos espaços.

  • Arranhador para gatos

O arranhador é importante não só para o gato de apartamento, mas para qualquer gato doméstico. Além disso, ter um arranhador para gato em casa diminui as chances de encontrar o seu sofá todo arranhado.

Mas vale lembrar que arranhar é um comportamento natural dos gatos e, acredite, eles não fazem isso para te provocar ou por pirraça. As unhas dos felinos nunca param de crescer, por isso, de vez em quando, eles precisam desgastá-las, retirando as camadas superficiais para a renovação delas. Caso contrário, os gatos se sentem incomodados com as unhas grandes. Ou seja, arranhadores ajudam no bem-estar e na diversão dos nossos peludos.

  • Rato de brinquedo para gatos

Para garantir a diversão do seu gato em apartamento, não precisa de muito. Os ratinhos de brinquedo são especialistas em tirar os pets do tédio! Os brinquedos para gatos são ainda mais importantes quando os animais ficam muito tempo sozinhos em casa, pois precisam de acessórios para se distrair e não desenvolverem um comportamento agressivo ou antissocial.

Existem versões de ratinhos em pet shop, ou você mesmo pode fazer brinquedos para gato sem gastar e aproveitando o que tem em casa. Mas cuidado para não usar peças minúsculas, pois os gatos podem mastigar e engolir.

  • Bolinha para gatos

Para criar gato em apartamento sem perder a diversão, você vai precisar de uma simples bolinha. Brinquedos leves e fáceis de serem movimentados são a distração preferida dos gatos!

Mas no caso da bolinha, você vai precisar estimular a brincadeira. Se a bola ficar parada no chão, o gato não vai achar graça e vai acabar ignorando o objeto. Uma simples bola de papel pode fazer toda a diferença na rotina do felino. Mas é preciso tomar cuidado com o tamanho da bolinha, pois se ela for muito pequena, o gato pode engolir e isso pode fazer mal para a saúde dele.

Outro ponto que merece atenção é sobre o material da bolinha. É muito comum ver em filmes e desenhos, gatos brincando com novelos de lã, mas eles são verdadeiros vilões para a saúde dos peludos. Os fiapos do tecido podem ficar presos nos dentes e na língua dos gatos. Na tentativa de expelir, o pet acaba engolindo a linha, levando a consequências mais graves.

  • Espaço livre para os gatos

Além dos brinquedos para gatos de apartamento, os peludos vão precisar de bastante espaço livre para brincar, correr e pular. É importante saber aproveitar espaços que você já tem no apartamento. Tirar um móvel de lugar, deixar uma estante mais alta, engrossar o corrimão, aumentar o batente da janela, são opções que você tem em casa e que podem ser facilmente transformadas em passarelas para gatos. Basta reorganizar alguns espaços e pronto: seu gato terá uma trilha desafiadora dentro do apartamento!

  • Caixa de papelão

Quem tem gato em casa sabe o quanto eles amam caixas de papelão! Você compra um brinquedo supertecnológico, tira o objeto da caixa e adivinha o que mais chama a atenção do gato?! Isso mesmo, a caixa de papelão. Pode ser de qualquer modelo: de sapato e de móveis, pequenas e grandes. O importante é ter uma tampa. Você não vai gastar nada e eles simplesmente vão adorar.

  • Prateleiras

Os gatos adoram brincar e ficar em lugares altos, e as prateleiras para gatos em apartamento formam trilhas desafiadoras para eles. Elas ajudam na organização, na decoração e na diversão dos felinos. Prateleiras são perfeitas para ambientes pequenos e os peludos amam!

  • Túnel para gatos

Se tem uma passagem, o gato quer atravessar. Eles adoram passar por aquela frestinha do cobertor, ou entre dois móveis, ou naquele corredor minúsculo entre o sofá e a parede. Já existe no mercado um brinquedo para gatos feito especialmente para eles transitarem de lá para cá.

Os túneis para gatos têm formato cilíndrico e algumas saídas alternativas. Alguns têm um formato simples, sendo apenas compridos e retos. Outros já são mais complexos, formando verdadeiros labirintos felinos. Os gatos amam, e a melhor parte disso é que eles se exercitam enquanto se divertem.

  • Móveis com vão

Não é só pelos túneis que os gatos podem se aventurar, mas também pelos móveis do apartamento. Com uma pequena adaptação, com furos e vãos, você pode transformar simples objetos em um verdadeiro parque de diversão para os gatos.

  • Gatificação

Se você tem gatos em apartamento, precisa saber o que é a gatificação. Mesmo entre as pessoas que gostam de gatos, a palavra gatificação ainda é desconhecida — nada mais é do que adequar um espaço, ou mesmo uma parede, para as necessidades dos peludos.

Criar ambientes verticalizados vai trazer vários benefícios aos bichanos. Além de proporcionar muita diversão, a gatificação fortalece os instintos dos gatos. Pode ter certeza de que eles serão mais felizes e vão ficar bem longe do tédio. Os gatos possuem necessidades ambientais, como locais para descanso, locais onde possam se esconder, dormir, ter acesso a superfícies horizontais, verticais e elevadas.

Como cuidar de gatos em apartamento

Além das dicas para divertir gato em apartamento, você vai precisar seguir alguns cuidados básicos para que o bichano tenha saúde e qualidade de vida.

As telas de proteção são fundamentais para gatos que vivem em apartamento. Os felinos são curiosos e definitivamente não têm medo de altura, por isso é fundamental colocar telas nas janelas para que não aconteça o pior.

Em apartamentos, os cuidados com as caixas de areia devem ser redobrados. Como os ambientes são menores e geralmente há pouca circulação de ar, é comum que o cheiro de urina e fezes fique mais concentrado. A limpeza da caixa deve ser feita no mínimo uma vez ao dia, mas o ideal é limpar sempre que o peludo usar.

Além disso, é importante dar atenção para o que o gato come. Opte sempre por alimentos que contenham Yucca schidigera, um composto que auxilia na redução do odor das fezes.

Catlicious

O petisco para gatos CatLicious Indoor tem uma fórmula feita especialmente para gatos que vivem em apartamentos, pois leva em sua composição o extrato de Yucca schidigera.

Além de auxiliar na redução do odor das fezes, esse petisco é macio por dentro e crocante por fora, proporcionando mais sabor e diversão aos momentos do seu bichano.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Comentários - 10 dicas para divertir gatos em apartamento

Gracinda martins

Adorei a explicaçao to ganhando um siames